O Plano Financeiro pode ser vinculado ao Plano Contábil, deixando assim muito mais fácil a forma de gerar um Balanço Patrimonial, pois conforme você vai cadastrando e apropriando as contas a pagar e realizando baixas na carteira de recebíveis, o Plano Contábil vai se alimentando das informações deixando o Balanço da empresa sempre atualizado. Se sua empresa não possui o Módulo Contabilidade, esse vinculo do financeiro e do contábil não irá existir.
Para cadastrarmos um Plano Financeiro no sistema teremos que ir em:
Cadastros Gerais > Plano Financeiro
O Vinit já possui um Plano Financeiro padrão, você poderá edita-lo caso o plano padrão não atenda suas necessidades. Se você possuir a Contabilidade do Vinit, no Plano Financeiro aparecerão essas quatro colunas:
Provisão: significa que você tem certeza de que algo irá acontecer, então se você cadastrar um contas a pagar no Vinit, significa que em algum momento você irá efetuar o pagamento deste título. Débito e crédito nesse caso se refere a quais itens do Plano Contábil o sistema irá realizar a ação. Em outra palavras, de qual item é para creditar e de qual item é para debitar.
Realizado: Após realizar a baixa de um título cadastrado, o sistema irá entender que este título não é mais uma provisão e sim um realizado. Creditando e debitando dos respectivos itens selecionados.
Se essas quatro colunas não são visíveis para você significa que você não contratou o Módulo de Contabilidade do Vinit, mas não se preocupe, você poderá usar o Plano Financeiro normalmente!
Caso você vá iniciar um Plano Financeiro do zero, você terá que entender como funciona a edição de etapas, é bem simples:
- No lado direito da tela podemos ver dois botões: Adicionar Etapa e Adicionar Novo Item
As Etapas são as azuis, onde podemos adicionar sub-etapas ou um analítico que são as linhas verdes, também selecionamos se as linhas do Plano serão Credoras ou Devedoras. Até completarmos o Plano Financeiro:
Para cada movimentação financeira dentro do Vinit existem dois movimentos contábeis, e a movimentação acontece de duas formas na linha do tempo, vou dar dois exemplos, um de saída de caixa e outro de entrada de caixa (SEM considerar ainda o módulo de compras e o comercial):
- Exemplo de saída (com o plano padrão, que pode ser modificado) comprando um material para fazer manutenção no terreno:
1º) eu lanço um contas a pagar e aproprio o lançamento no ORÇAMENTO no item “1.07 – Manutenções diversas no terreno” no “Orçamento de Terreno”;
2º) o Vinit já segue a amarração financeira do PLANO FINANCEIRO, nesse caso “2.01.01 – Aquisição de terreno”;
3º) como ainda não foi dada a baixa nesse lançamento no contas a pagar, esse lançamento financeiro é uma provisão contábil, logo o Vinit faz duas movimentações no PLANO CONTÁBIL: 1) débito em “1.01.05 – Imóveis destinados à venda / construção” e 2) um crédito “2.01.01 – fornecedores”;
4º) dei baixa nesse lançamento acima no ambiente de baixas, o Vinit mantém a apropriação do item de orçamento, mantem a apropriação do plano financeiro, entretanto essa movimentação torna-se realizada, logo o Vinit faz duas movimentações no PLANO CONTÁBIL: 1) débito em “2.01.01 – fornecedores” e 2) um crédito “1.01.04 – disponível banco”;
- Exemplo de entrada (com o plano padrão, que pode ser modificado) lançando um contrato no carteira de recebível:
1º) eu cadastro um contrato no carteira de recebíveis e posso amarrar o PLANO FINANCEIRO na estrutura do empreendimento, ai todos contratos do mesmo empreendimento já vão sair com o plano definido, no caso “1.02.01 – Receita de Venda de Unidades Imobiliárias”;
2º) como ainda não foi dada a baixa nesse lançamento no officebank do carteira, esse lançamento financeiro é uma provisão contábil, logo o Vinit faz duas movimentações no PLANO CONTÁBIL: 1) débito em “1.01.01 – Contas a Receber” e 2) um crédito “3.04.01 Receita de Venda de Imóveis”;
3º) dei baixa nesse lançamento acima no Office Bank da carteira, o Vinit mantém a apropriação do plano financeiro, entretanto essa movimentação torna-se realizada, logo o Vinit faz duas movimentações no PLANO CONTÁBIL: 1) débito em “1.01.04 – disponível banco” e 2) um crédito “1.01.01 – Contas a Receber”;
Depois de criar esses dois planos aí vocês criam os orçamentos e amarram ele no PLANO FINANCEIRO.
Para saber como fazer isso, basta acessar o link abaixo:
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Implantando Plano Financeiro no Orçamento!
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