Criar um orçamento é muito importante para termos um maior controle sobre nosso Empreendimento.
Clique em:
Home>Planejamentos>Orçamentos.
Logo em seguida clique em Incluir Orçamento no canto superior direito da tela.
Abrirá uma página para começarmos a Cadastrar nosso Orçamento.
Abaixo segue orientações para preenchimentos dos campos:
Empresa - Selecione a Empresa.
Nome - Nome que o Orçamento receberá.
Projeto - Selecione o Projeto para qual aquele Orçamento está sendo criado.
Estado - Selecione o estado onde se localiza a empresa.
Tipo de Orçamento - Temos dois tipos:
Orçamento Geral: Orçamento completo que pode servir de base para outros Orçamentos.
Orçamento de Obra: Orçamento com um período de inicio e fim para ter uma relação entre previsto e realizado.
Tipo de Orçamento - Você vai selecionar se ele é Físico (Com medições) ou ele é um orçamento levado ao financeiro.
Status - Ativo pois estamos criando para usar esse Orçamento.
Período - Período de previsão para entrega completa do Empreendimento.
No segundo bloco você dará permissão para usuários que já possuem cadastro no sistema visualizarem o Orçamento. Clique em Salvar e depois use os filtros para procurar seu Orçamento e clique em Inserir Valores.
Nestes casos devemos incluir primeiro uma etapa, e por que uma etapa, bom pois a etapa é a soma dos itens, em seguida você vai clicar em adicionar novos itens, você pode também selecionar um insumo, porem o insumo ele já é um item pronto, para deixar mais completo basta você clicar em "Adicionar Novo Item" que você pode descreve-lo do jeito que preferir, sendo que todos são os componentes que compõe a etapa, segue agora um exemplo abaixo:
Agora vamos preencher os campos, segue abaixo as orientações para esses preenchimento:
Código - Sequencia na qual seus itens estarão, lembrando que deve seguir o padrão acima, etapa o principal (1) e os itens ou insumos os secundários (1.1).
Descrição - Escolha um Nome para o item que você irá criar, menos para o insumo, ele já vem com o nome pronto.
Plano Financeiro - Selecione o Plano que mais se adapta ao seu item.
Unidade de Medida - Temos alguma opções:
BD: Balde.
CJ: Conjunto.
CX: Caixa.
DIA: Dia.
FR: Frete.
GL: Galão.
H: Hora.
KG: Quilogramas.
KW: Quilowatts.
L: Litro.
LA: Lata.
M: Metros.
M2: Metros Quadrados.
M3: Metros Cúbicos.
MES: Mês.
PAR: Par.
PC: Peça.
PCT: Pacote.
RL: Rolo.
SC: Saco.
TON: Toneladas.
UN: Unidade.
VB: Verba.
VG: Viga.
Depois que todos os itens do Orçamento forem cadastrados podemos inserir valores e clicar em Atualiza Valores ou simplesmente clicar em Salvar.
Quando voltarmos as Listas de Orçamentos veremos que agora existe um botão chamado Copiar.
Geralmente cada Empresa usa um modelo base para gerar Orçamentos, então podemos Copiar esse nosso Orçamento para criar um novo Orçamento sem ter que começar do zero. Assim que copiado, podemos alterar-lo caso haja mudanças para o outro Empreendimento.
Os orçamentos podem ficar em branco, com os valores zerados, também caso você necessite apenas de um controle dos gastos da sua empresa, assim todas vez que for executada uma ação no Vinit esta ação poderá ser vinculada ao orçamento.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.