Quando queremos Cadastrar uma Proposta a forma mais simples é ir em Espelho de Venda, mas quando a unidade já tem uma Proposta e queremos cadastrar outro encima daquela deveremos ir por outro caminho:
Home>Comercial>Proposta.
Vamos usar somente os filtros de Empreendimento e Unidade para localizar a Unidade a qual queremos fazer uma nova Proposta.
Como podemos ver já temos uma Proposta para aquele Empreendimento.
Sendo assim vamos clicar em "Incluir Proposta de Compra e Venda" no canto superior da tela para que possamos cadastrar uma nova Proposta.
Abaixo segue orientações para preenchimentos dos campos:
Empreendimento - Selecione o Empreendimento que a unidade que faremos a Proposta está cadastrada.
Bloco - Selecione o bloco da unidade.
Unidade - Selecione a Unidade a qual faremos a Proposta.
Data de Proposta - Selecione o dia que a Proposta foi feita.
Status - Selecionaremos Ativo.
Centro de Custo - Caso você queira vincular o Empreendimento à algum centro de custo, como por exemplo "Departamento de contas a receber". Se já estiver cadastrado na Estrutura esse campo será automaticamente preenchido.
Plano Contábil - Selecionar uma das opções. A mais utilizada é a primeira opção: "102001 - Receita de Venda de Unidades Imobiliárias". Se já estiver cadastrado na Estrutura esse campo será automaticamente preenchido.
Índice Utilizado até a Entrega das Chaves - O sistema trará a informação que foi cadastrada na Estrutura do Empreendimento e não será possível mudar. Podemos mudar somente se fossemos na Estrutura e mudarmos isso.
Índice Utilizado após Entrega das Chaves - O sistema trará a informação que foi cadastrada na Estrutura do Empreendimento e não será possível mudar. Podemos mudar somente se fossemos na Estrutura e mudarmos isso.
Utiliza financiamento via Minha Casa Minha Vida - Selecionar Sim ou Não.
Valor do FGTS Utilizado - Caso haja.
No segundo bloco poderemos usar a(s) Tabela(s) de Venda(s), se utilizado a tabela o terceiro bloco será automaticamente preenchido.
No terceiro bloco Adicionar formas de pagamento ou excluir, conforme a capacidade do cliente terá para pagar.
O último bloco são os dados do Corretor. Se não utilizar Corretor deixe todos os campos em branco, mas caso haja corretor, segue os meios de preenchimento:
Abaixo segue orientações para preenchimentos dos campos:
Deduz Comissão de Parcelas - Se sim, a comissão do corretor será deduzida em cima das parcelas.
% de Dedução - Qual a porcentagem que será deduzida das parcelas.
Corretor - O sistema trará o corretor pelo apelido que foi cadastrado no sistema. Assim que selecionarmos o corretor o sistema irá puxar a imobiliária a qual o corretor está vinculado.
Comissão - Se deixarmos alguma porcentagem no cadastro do corretor o sistema trará já a porcentagem em cima do valor da unidade sem juros, mas você poderá alterar caso acho necessário.
Valor da Comissão - Mesmo caso do campo Comissão!
Forma - De que forma o corretor irpa receber a comissão.
Clique em Comprador(es) no canto superior da tela, se o cliente tiver cadastro no sistema assim que digitarmos o CPF o sistema buscará as informações do cliente, caso contrário preencha todo o cadastro do cliente. Agora podemos Salvar ou podemos clicar na aba Fluxo para ver as diferenças entre a Tabela de Vendas e a Proposta do cliente caso haja. Se estiver tudo certo é só clicarmos em Salvar.
Quando voltarmos na tela de Propostas podemos ver que terão 2 Propostas para a mesma unidade.
Agora a pessoa que tem permissão terá que Aprovar uma das duas Propostas, em "Detalhes" podemos ver todas as informações para melhor analisar as Propostas.
Assim que uma proposta for aprovada ainda podemos voltar atrás e cancelar a Aprovação.
Mas isso é possível somente até o momento em que o cliente efetuar o primeiro pagamento.
Vamos agora em:
Home>Carteira>Office Bank.
Selecionamos a Empresa e colocamos o Número de Contrato para localizar as Parcelas.
No campo Número de Itens, podemos ver que o valor já está com o valor do Corretor abatido na primeira parcela que o cliente pagará.
Quando o cliente efetuar o pagamento, vamos dar uma Baixa Manual para constar como recebido. Selecione o Banco, Conta e Carteira e selecione também a primeira parcela e clique em Baixa Manual de Parcelas Selecionadas.
Agora o valor consta como recebido, se voltarmos em:
Home>Comercial> Proposta
E buscarmos pela unidade, veremos que não será mais possível Cancelar a Proposta.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.